[tweetmeme source=”@franklincoult”]
No dia 22 de março de 2011, o professor Sanger Nogueira tentou acessar o blog do Valença em Questão (www.blogdovq.blogspot.com) dentro do estabelecimento de ensino estadual, situado na cidade de Valença, no horário do recreio. Para a nossa surpresa, o blog citado foi bloqueado.
Uma dos temas mais discutidos no blog é a educação. A atitude da secretaria constitui-se censura ao veículo de informação. Diferentemente das redes sociais (twiter, facebook, Orkut), o objetivo, entre outros, do blog do Valença em Questão é informar o seus leitores como anda a educação no estado do rio de janeiro. Várias postagens feitas no blog denunciam as mazelas de um ensino que ocupa a penúltima posição de acordo com o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Denunciamos que a educação do estado rio de janeiro tornou-se um cabide de empregos para as lideranças políticas do nosso estado. Educação é uma política de Estado, portanto, um veículo de informação crítico do governo não pode ser censurado. Acreditamos que o conhecimento das mazelas da educação é o primeiro passo para pensarmos em soluções para mesma.
Lembramos ainda que a constituição brasileira no seu artigo 5º, inciso 9 é bem clara ao dizer: É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Reforçamos a idéia com o artigo 220 no seu segundo parágrafo: É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Contra a censura e a favor da constituição, solicitamos que a secretaria de educação libere o acesso ao blog do Valença em Questão para todas as escolas.
Atenciosamente
Sanger Amaral Alves Nogueira, Franklin Couto. [Coloque seu nome aqui]
Ps: Copie e cole o corpo do artigo e envie para a assessoria de imprensa da secretaria de educação. ascom@educacao.rj.gov.br
Esse texto foi extraído do Blog do Valença em Questão , clique aqui e confira.